Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projetos e Ações - CDS/ Ano: 2021

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 13h58 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h39 | Acessos: 606

A Coordenação de Desenvolvimento Social (CDS) programou para o ano de 2021, os Projetos e Ações relacionados abaixo, visando à promoção da saúde e melhoria das condições e relações de trabalho na UFAM.

    

  • Projeto de Planejamento da Carreira – PPC.

O Projeto de Planejamento da Carreira (PPC) é uma ação de educação para a aposentadoria e de desenvolvimento da carreira realizada pela CDS, por entender que a preocupação com a aposentadoria deve ser abordada no início da carreira, em decorrência das mudanças advindas com este processo, e que impacta não só o(a) servidor(a), mas também a família e as relações sociais. E também para que o(a) servidor(a) se desenvolva constantemente, a fim de acrescentar novas competências e habilidades durante a vida ativa, constituindo dessa forma não só uma preocupação individual, mas também da instituição.

  • Guia Rápido: serviços e orientações na pandemia.

 A Cartilha intitulada Guia Rápido: serviços e orientações na pandemia é uma compilação dos Cards Informativos elaborados no ano de 2020 por profissionais de saúde do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida – DSQV/PROGESP, e objetiva levar informações sobre aspectos referentes à pandemia da Covid-19 e sobre o trabalho remoto.

Nesse ano de 2021, as informações foram condensadas no formato de Cartilha, tendo em vista os temas abordados. Foram feitas importantes atualizações, pois já contamos com mais elementos para enfrentar e nos prevenir da contaminação pelo Covid-19, além do fluxo de serviços e regramentos sobre o trabalho remoto que foram aprimorados nesse intervalo de tempo.

A CDS concretiza mais um trabalho com o propósito de apresentar informação de qualidade e orientações acolhedoras, como estratégias importantes de combate para esse cenário de pandemia.

Clique aqui e acesse a cartilha!

  • Semana do Servidor e da Servidora UFAM.

Em celebração ao dia do Servidor e Servidora Público(a), comemorado no dia 28 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas realiza anualmente a Semana do Servidor Servidora da UFAM, que conta cum uma programação especial definida, a partir de um tema-eixo, da qual se definem oficinas, serviços, palestras, atendimentos e diversas outras atividades.

A semana tem o intuito valorizar, motivar e integrar essa categoria de trabalhadores(as) que constroem o cotidiano dos órgãos públicos, dividindo sonhos, alegrias, desafios e a tarefa de garantir um bom andamento do serviço público. 

No âmbito da UFAM, as tramitações de processos eletrônicos, os planos de aulas, os projetos de pesquisa, os atendimentos aos discentes, o suporte técnico em informática, a manutenção predial é feita com o trabalho de gerações de servidores(as) que iniciaram essa história no ano de 1909 e, desde então, mantém o funcionamento das muitas engrenagens dessa instituição.

Clique aqui e conheça a Programação para o ano de 2021.

CURIOSIDADE: O Dia do Servidor Público no Brasil surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto Lei nº. 1.713, de 28 de outubro de 1939. A data também é referenciada no Regime Jurídico da União, Lei nº. 8.112/1990, em seu art. 236, que determina essa data, oficialmente, como Dia do Servidor Público em território nacional. 

  • Relatório da pesquisa Mosaico UFAM: perfil das condições e relações de trabalho.

A pesquisa permitiu conhecer a realidade do trabalhador e da trabalhadora na UFAM, através da apreensão dos níveis de satisfação dos sujeitos com os aspectos referentes ao trabalho e das suas representações sobre Qualidade de Vida no Trabalho. E da verificação da situação de saúde dos servidores, através dos dados epidemiológicos do SIASS/UFAM e além dos atendimentos psicossociais realizados pela CDS/DSQV.

O diagnóstico foi realizado totalmente on-line, no período de outubro/2020 a 15 de janeiro de 2021, através do formulário do Google Forms, composto de 48 questões e participaram 492 servidores(a). Foi o primeiro a ser realizado pelo Departamento de Saúde e Qualidade de Vida - DSQV/PROGESP, objetivando conhecer efetivamente as condições e relações de trabalho no âmbito da UFAM. E a partir dos resultados, buscar o aprimoramento das ações da gestão em diferentes instâncias. 

Clique aqui e acesse o relatório na íntegra.

Fim do conteúdo da página