Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História da Progesp
Início do conteúdo da página

História da Progesp

Publicado: Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 00h29 | Última atualização em Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 11h50 | Acessos: 9188


 

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) é originária da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PROCOMUN) que esteve em funcionamento na antiga configuração até Outubro de 2014. Anteriormente, a PROCOMUN possuía 04 (quatro) departamentos: Departamento de Pessoal (DEPES), Departamento de Recursos Humanos (DRH), Departamento de Apoio ao Servidor (DAS) e Departamento de Assuntos Estudantis (DAEST), os quais se subdividiam em divisões.

No entanto, não havia um histórico de regulamentação dessa estrutura, consoante o fato de, principalmente, os dois primeiros departamentos (DEPES e DRH) terem sido movimentados de outras pró-reitorias (PROADM e PROPLAN, respectivamente) para composição da PROCOMUN, além da inexistência de uma lógica hierárquica além dos gestores macro.

A atual estrutura da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) foi regulamentada por ocasião da reestruturação administrativa trazida na Resolução CONSAD nº 046/2014, de 25 de setembro de 2014, objetivando suprir as necessidades de padronização dos níveis hierárquicos, bem como a busca da melhoria dos serviços prestados aos usuários dos serviços aos servidores (ativos, inativos e pensionistas) e discentes.

Conforme se observa, a PROGESP manteve a configuração de 04 (quatro) departamentos, alterando suas nomenclaturas, seus objetivos e ajustando as atividades entre o Departamento de Administração de Pessoal (DAPES), o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e o Departamento de Assistência Estudantil (DAEST), suas respectivas coordenações e divisões.

Ressalta-se que, apesar de não constar no organograma nem guardar hierarquia à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), que possui a Universidade Federal do Amazonas como órgão sede, atua como parceiro da PROGESP em face das atribuições de ambos setores possuírem afinidades. Além desta situação, temos o Núcleo de Acessibilidade “EU APOIO” interligado à estrutura da PROGESP, visto que possui atividades junto ao Departamento de Assistência Estudantil (DAEST); também a recém-criada Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas e a Coordenação de Tradução, ambas ligadas ao Gabinete da pró-reitoria .

(Fonte: Regimento Geral da Universidade Federal do Amazonas; Estatuto da Universidade Federal do Amazonas; Resolução CONSAD nº 046/2014; Plano de Desenvolvimento Institucional de 2016-2025; Portaria GR no 877, de 03 de maio de 2017; Resolução CONSAD nº 040/2017)

 

Fim do conteúdo da página