Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviços de Psicologia - DAEST
Início do conteúdo da página

SERVIÇO DE PSICOLOGIA - DAEST

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 09h54 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 12h11 | Acessos: 2503

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

A partir das diretrizes da atenção estabelecida pelo PNAES, Plano Nacional de Assistência Estudantil, através do Decreto nº 7.234/2010, as atividades, ações e atendimentos do Serviço de Psicologia integra o eixo Saúde do referido decreto e são voltados para estudantes de graduação regulamente matriculado em curso presencial na UFAM prioritariamente àqueles oriundos da rede pública de educação básica ou com vulnerabilidade socioeconômica visando ampliar as condições de permanência dos discentes na educação superior pública federal.

O Serviço de Psicologia do Departamento de Assistência Estudantil – DAEST oferece as seguintes atividades e ações:

 

1) Acompanhamento Psicológico Individual

Consiste em uma abordagem de acompanhamento psicológico breve que se dão em encontros semanais e tem por objetivo proporcionar suporte psicológico aos estudantes que apresentam perda de qualidade na vida acadêmica em decorrência de sofrimento ou conflito psicológico.

Para solicitar esse tipo de atendimento o estudante deve preencher o formulário no google formes de solicitação de atendimento psicológico que está disponível no link https://docs.google.com/forms/d/17NHn7Lz8kDdT0CGdli3XGUKG4473567w83v6HZ8dvAg. Os atendimentos ocorrem apenas nas segundas e quartas-feiras pela manhã e tarde no DAEST/PROGESP. Após o recebimento dos formulários o Serviço de Psicologia entrará em contato via e-mail ou telefônico com o discente para agendar uma escuta psicológica inicial. O atendimento é de aproximadamente 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para acompanhamento no DAEST, para profissionais de outras áreas dentro ou fora da instituição. Esclarecemos que essa primeira escuta não quer dizer que o discente irá ficar em acompanhamento psicológico individual pelo DAEST os psicólogos avaliarão cada caso.

 

2) Plantão Psicológico - PC


É uma modalidade de intervenção psicológica que consiste em atendimento emergencial através de uma escuta focada em um assunto que vem imobilizando. Com uma demanda focal, o estudante trará seus questionamentos e através da escuta psicológica qualificada e não-julgadora será construído conjuntamente estratégias de autoconhecimento, fortalecimento e enfrentamento das adversidades que o estudante vivencia em seu cotidiano. É um atendimento psicológico emergencial, individual, pontual, único e de procura espontânea pelo aluno diferenciando do que ocorre na psicoterapia, onde há um aprofundamento de aspectos pessoais. O atendimento é de aproximadamente 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para acompanhamento no DAEST, para profissionais de outras áreas dentro ou fora da instituição.

Para esse serviço não é necessário agendamento prévio e nem fixação de rotinas posteriores. O estudante pode comparecer no local abaixo, verificar os horários disponíveis e comparecer no horário que preferir. Informamos que cada estudante tem direito a no máximo cinco atendimentos no Plantão Psicológico por ano porque o objetivo desse serviço é acolher o indivíduo em situação de emergência psicológica.

O Plantão psicológico ocorre nas sextas-feiras pela manhã de 9h às 11h e a tarde de 14h às 16h na Sala de Reunião, 3º andar, Bloco 1 - ICB no Minicampos.

 

3) CineDaest Debate

 

O Departamento de Assistência Estudantil - DAEST em suas atividades diárias lida com diferentes perfis de estudantes, tais como aqueles que vem de outros países, Regiões, Estados, áreas rurais, aqueles que vão e voltam todos os dias para os municípios metropolitanos, estudantes com as mais variadas deficiências, aqueles que só veem os familiares nas férias, têm os que estudam e trabalham, toda essa diversidade pode favorecer ou dificultar a permanência estudantil na Universidade. Além disso, essa diversidade somada às exigências da vida acadêmica exige dos estudantes em curto espaço de tempo que se “ajuste” a um contexto universitário na maioria das vezes desconhecido. Essas mudanças repentinas costumam implicar em dificuldades de diversas ordens vindo acarretar barreiras frequentes em seu processo de “adaptação” na universidade.

Tem-se notado nos atendimentos diários aos estudantes temas recorrentes que são intercortados por esses aspectos acima mencionados tais como: sexualidade, gênero, fragilização e quebra de vínculos familiares, assédio moral na universidade, preconceito, corpo, ansiedade, transtornos alimentares, automutilação, depressão, suicídio.

Dessa forma, o DAEST pensando em abordar esses temas de maneira coletiva recorreu aos recursos oferecidos pelo cinema como ferramenta psicopedagógica e desenvolveu o CineDaest Debate como mais uma maneira de intervenção em cuidados a saúde dos discentes objetivando proporcionar espaço em que se possa articular ações de promoção e prevenção em saúde por meio dos recursos psicopedagógicos que o cinema oferece.

O CineDaest Debate é um projeto voltado exclusivamente para estudantes de graduação regulamente matriculados em curso presencial da UFAM. As sessões de cinema acontecem bimestralmente seguido de debate, pois exibir o filme apenas por exibir sem ser acompanhado de uma discussão do tema abordado não traz progressos significativos.

Para participar os estudantes precisam apenas preencher um formulário de inscrição no google forms disponibilizado neste site a cada sessão, as vagas são limitadas a capacidade do espaço. O lugar e horário de cada sessão são divulgados no mês que a mesma acontece.

  

4) Coordenações Alertas

 

Coordenações alertas têm como objetivo proporcionar espaço de promoção a saúde mental dos estudantes universitários por meio de rodas de conversas com as Coordenações de curso de graduação a fim de construir uma rede de apoio, desenvolvimento individual e comunitário para permanência estudantil.

Junto as Coordenações de curso são realizadas rodas de conversas que abordam temas relacionados a saúde mental no contexto universitário. A rodas de conversas proporcionam um espaço coletivo onde as falas circulam, criando e possibilitando o diálogo, a circulação dos afetos, fortalecimento dos vínculos, a acolhida do outro e com o outro facilitando a rede de cuidado e apoio entre os participantes.

As rodas são facilitadas pela psicóloga e psicólogo do DAEST e nas três primeiras rodas os temas serão sugeridos por estes profissionais e as outras três sugeridas pelos participantes das rodas. Para realização das rodas se faz uso de metodologia ativa como músicas, expressões corporais, dinâmica, jogos cooperativos, dentre outras. As rodas têm aproximadamente a duração de 1h:30.

O Projeto acontece em uma Coordenação por semestre, então a Coordenação de graduação que tiver interesse em receber o projeto precisa entrar em contato no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para maiores informações.


 

O que o serviço de Psicologia não realiza?

            No intuito de atender ao estudante de maneira integral possuímos diversas atividades. Entretanto, é importante explicitar atividades que NÃO são realizadas por não ser competências ou estar ligadas a proposta do PNAES tais como: diagnóstico psicológico, avaliação psicológica de qualquer fim (exceto para orientação profissional), acompanhamento de familiares, terapia de casal ou familiar, psicoterapia de apoio de longa duração, resolução de conflitos psicopedagógicos, atividades específicas envolvendo psicologia organizacional e psicologia jurídica.

 

 

Psicólogos:

Josiane de Souza Medeiros CRP 20/04444

Vinicius Padilla CRP 20/02955

 


 

Fim do conteúdo da página