Plantão Psicológico Universitário - PCU

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 07h17 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 17h55 | Acessos: 2352

ATENÇÃO: Temporariamente suspenso em decorrência da pandemia do covid-19. O Plantão Psicológico só será retomado após a volta das atividades presenciais e se as condições sanitárias e epidemiológicas permitirem.

É uma modalidade de intervenção psicológica que consiste em atendimento emergencial através de uma escuta focada em um assunto que vem imobilizando. Com uma demanda focal, o estudante trará seus questionamentos e através da escuta psicológica qualificada e não julgadora será construído conjuntamente estratégias de autoconhecimento, fortalecimento e enfrentamento das adversidades que o estudante vivencia em seu cotidiano. É um atendimento psicológico emergencial, individual, pontual, único e de procura espontânea pelo aluno diferenciando do que ocorre na psicoterapia, onde há um aprofundamento de aspectos pessoais. O atendimento é de aproximadamente 45 minutos, podendo haver encaminhamentos para acompanhamento no DAEST, para profissionais de outras áreas dentro ou fora da instituição.

Para esse serviço não é necessário agendamento prévio e nem fixação de rotinas posteriores. O estudante pode comparecer nos locais abaixo indicado, verificar os horários disponíveis e comparecer no horário que preferir. Informamos que cada estudante tem direito a no máximo cinco atendimentos no Plantão Psicológico por ano, porque o objetivo desse serviço é acolher o indivíduo em situação de emergência psicológica.

O Plantão Psicológico ocorre nas sextas-feiras pela manhã de 9h às 11h na Sala de Reunião, 3º andar, Bloco 1 - ICB no Minicampus e a tarde de 14h às 16h na sala Ricardo Pereira Parente, 1º andar do Bloco Administrativo Eulálio Chaves no IFCHS, Setor Norte