Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes e notícias - DSQV > Projeto Conexões em Saúde - “Homem também se cuida”
Início do conteúdo da página

Projeto Conexões em Saúde - “Homem também se cuida”

Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2025, 10h03 | Última atualização em Quarta, 26 de Novembro de 2025, 10h12 | Acessos: 41

Projeto Conexões em Saúde - 1ª Edição de 2025

“Homem também se cuida” - Série “CDS em 5 minutos"

A Coordenação de Desenvolvimento Social vinculada ao Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas apresenta a série “CDS em 5 minutos” do Projeto Conexões em Saúde, com o tema “Homem também se cuida” e contamos com a participação da Médica Geriatra Karoline Rodrigues da Silva – Prof.ª MSc do Departamento de Clínica Médica (DCM) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Acesse o vídeo               e ouça a versão em áudio pelo 

O Projeto Conexões em Saúde tem como objetivo socializar informações e orientações sobre saúde, direitos e deveres dos servidores, incentivando práticas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho e no cotidiano, por meio de materiais audiovisuais educativos. 

Nesta edição, o foco está na saúde do homem, com ênfase no autocuidado como fator de proteção contra as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Essas condições, muitas vezes silenciosas, podem ser prevenidas com hábitos saudáveis, acompanhamento médico regular e atenção aos sinais do corpo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2018), os homens apresentam maior taxa de mortalidade e menor expectativa de vida em comparação às mulheres em todo o mundo. No Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) busca enfrentar essa realidade por meio da ampliação do acesso aos serviços de saúde e da promoção de ações preventivas.

O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida - DSQV oferece aos servidores vacinação; atendimento clínico; testes sorológicos; acolhimento social e psicológico. Para informações entrar em contato por meio do telefone (92) 99318-3101 para vacinação, atendimento clínico, psicológico e testes rápidos. Para dúvidas e/ou orientação sobre o acolhimento social entrar em contato pelo telefone (92)99318-2983, ou compareça presencial ao DSQV, localizado no setor Sul, no prédio de Atenção Integral à Saúde - CAIS, ao lado da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF.

Para atendimento junto à rede atenção a saúde municipal, seguem algumas unidades disponíveis, verifique a mais próxima da sua residência:

  • UBS Dr. José Amazonas Palhano. Rua Antônio Matias, s/n - São José II. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - 7h às 20h / sábado - 7h às 11h. Acesso aos serviços: Por meio de agendamento, feito diretamente na Unidade.
  • USF do Japiim. R. 31, s/n - Japiim. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 19h.
  • USF Dr. Luiz Montenegro. Rua Pico das Águas, 527 - Nossa Senhora das Graças. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - 7h às 18h. Acesso aos serviços: Por meio de agendamento, feito diretamente na Unidade.
  • UBS Dr. José Rayol dos Santos. Avenida Constantino Nery, s/n - Flores. Horário de atendimento: segunda e quinta-feira - 14h às 18h / terça, quarta e sexta-feira - 8h às 12h.
  • USF Nilton Lins. Avenida Prof. Nilton Lins, 2344 - Flores. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - 7h às 17h.
  • USF Enfª Ivone Lima dos Santos - Rua 08, s/n, Lot. Laura Vietã - Coroado III. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - 7h às 17h.
  • Serviço de Pronto Atendimento - SPA Coroado. Avenida Beira Mar, s/n - Coroado. Atendimento de urgência e emergência 24h.
  • UBS Arthur Virgílio Filho - Amazonino Mendes. Travessa 10, 3015 - Amazonino Mendes. Horário de atendimento ao público: segunda a sexta-feira - 7h às 18h. Acesso aos serviços: Por meio de agendamento, feito diretamente na Unidade.

Essas unidades oferecem atendimento médico, exames preventivos, vacinação, testes sorológicos e orientações sobre saúde masculina, sendo fundamentais para o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo da saúde dos homens.

Referências Bibliográficas: 

ETTIENE Carissa F., A importância de abordar a masculinidade e a saúde dos homens para avançar rumo à saúde universal e à igualdade de gênero. In: Revista Pan-Americana de Saúde Pública. Dez, 2018. Tradução OPAS/OMS no Brasil.  Disponível em: https://sl1nk.com/azXu2 Acesso em: 06/11/2025.

Ministério da Saúde - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Brasília, Nov, 2008.

Saúde do Homem. Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).

Fim do conteúdo da página