CineDaest Debate

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 07h31 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 14h00 | Acessos: 3105
imagem sem descrição.

O Departamento de Assistência Estudantil - DAEST em suas atividades diárias lida com diferentes perfis de estudantes, tais como aqueles que vem de outros países, Regiões, Estados, áreas rurais, aqueles que vão e voltam todos os dias para os municípios metropolitanos, estudantes com as mais variadas deficiências, aqueles que só veem os familiares nas férias, tem os que estudam e trabalham, toda essa diversidade pode favorecer ou dificultar a permanência estudantil na Universidade. Além disso, essa diversidade somada às exigências da vida acadêmica exige dos estudantes em curto espaço de tempo que se “ajuste” a um contexto universitário na maioria das vezes desconhecido. Essas mudanças repentinas costumam implicar em dificuldades de diversas ordens vindo acarretar barreiras frequentes em seu processo de “adaptação” na universidade.

Tem-se notado nos atendimentos diários aos estudantes temas recorrentes que são intercortados por esses aspectos acima mencionados tais como: Sexualidade, gênero, fragilização e quebra de vínculos familiares, assédio moral na universidade, preconceito, corpo, ansiedade, transtornos alimentares, automutilação, depressão, suicídio.

Dessa forma, o DAEST pensando em abordar esses temas de maneira coletiva recorreu aos recursos oferecidos pelo cinema como ferramenta psicopedagógica e desenvolveu o CineDaest Debate como mais uma maneira de intervenção em cuidados a saúde dos discentes objetivando proporcionar espaço em que se possa articular ações de promoção e prevenção em saúde por meio dos recursos psicopedagógicos que o cinema oferece.

O CineDaest Debate é um projeto voltado exclusivamente para estudantes de graduação regulamente matriculados em curso presencial da UFAM. As sessões de cinema acontecem bimestralmente seguido de debate, pois exibir o filme apenas por exibir sem ser acompanhado de uma discussão do tema abordado não traz progressos significativos.

Para participar os estudantes precisam apenas preencher um formulário de inscrição no google forms disponibilizado neste site e nas redes sociais do DAEST a cada sessão, as vagas são limitadas à capacidade do espaço. O lugar e horário de cada sessão são divulgados no mês que a mesma acontece.