Página inicial > Publicações e Notícias > Informe sobre o Restaurante Universitário - Faculdade de Medicina (Manaus)

Informe sobre o Restaurante Universitário - Faculdade de Medicina (Manaus)

Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h11 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 17h12 | Acessos: 611

A Universidade Federal do Amazonas informa a sua comunidade estudantil das Faculdades de Medicina e Odontologia que o Restaurante Universitário (RU) que atende a essas duas unidades recebeu um levantamento prévio de necessidades de alimentação dos alunos (mais de 300 refeições) e com base nesses dados e na justificativa de atividades acadêmicas presenciais reabriu o RU e passou a oferecer o número de refeições requisitadas desde o dia 03/11/2021. Sobre esse fato, passamos a relatar:

1. Foi observado que diariamente o número de refeições produzidas tem sido maior que o número de comensais, conforme quadro abaixo:

2. Em números isso quer dizer que, enquanto a demanda esperada era de aproximadamente 300 refeições/dia para o desjejum e almoço, o quantitativo somado tem sido diariamente aquém do apresentado como número estimado. Essa baixa procura pelo serviço acarreta assim prejuízo e desperdício, bem como coloca a UFAM em posição difícil na forma de contratante (contrato Nº 14/2021, disponível na página do DAEST/RU). O DAEST é contra toda e qualquer prática que cause dano ao erário bem como desperdício de alimentos.

3. Ao mesmo tempo, entendendo que o fornecimento de alimentação é uma questão prioritária e grave, o DAEST buscou formas de aumentar o número de alunos a consumir refeições no RU, realizando reuniões com os (a) presidentes dos centros acadêmicos dos respectivos cursos, (b) coordenadores desses cursos e com os (c) diretores da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia e tratou diretamente com os (d) alunos em vulnerabilidade econômica, no entanto esses esforços não foram suficientes para aumentar efetivamente o número de alunos a frequentar o RU.

4. A partir desses dados coletados, o DAEST, buscando minimizar os danos, resolve suspender a oferta do serviço. Ressalta-se que tanto a Faculdade de Medicina quanto a da Odontologia e suas respectivas representações estudantis, com as quais se trabalhou diuturnamente quando dos estudos para reabertura do RU, ainda no final do mês de outubro até o presente momento, estão cientes e foram comunicadas da decisão.

5. O DAEST acrescenta que em virtude desse fato, não serão reabertos os RUs do campus universitário em 2021, a fim de evitar maiores danos.

6. Em 2022 como o início do calendário acadêmico 100% presencial, os RUs voltarão às atividade normais.

7. O DAEST trabalha com toda a transparência e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.

Karime Bentes, Diretora do DAEST