Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Atestado WEB.3

Publicado: Segunda, 18 de Mai de 2020, 23h50 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 23h43 | Acessos: 1280

                       

 Se liga aí, Servidor Federal!

Atestado de Saúde será enviado pelo Sigepe

Ministério da Economia simplifica e agiliza a entrega de atestado médico e odontológico pelos servidores do Poder Executivo.

A partir de 15/02/2021, os servidores da Universidade Federal do Amazonas –UFAM e dos órgãos partícipes (IFAM, ABIN, IBGE, INCRA, FIOCRUZ, FUNAI, ANATEL, IBAMA, IFAM, CENSIPAM e ICMBIO) não precisam mais se deslocar para entregar atestados de saúde, nos casos em que o registro automático seja feita de maneira administrativa. Atestados de até cinco dias e que totalizem menos de 15 dias ao ano passam a ser apresentados, exclusivamente, por meio do aplicativo Sigepe Mobile.


O Ministério da Economia lançou o Atestado Web no aplicativo SIGEPE para celulares. A funcionalidade do aplicativo vai permitir o envio do atestado de saúde de forma prática, ágil e sem deslocamento de servidores. Pelo próprio aplicativo será feita a análise do documento e o registro pelas Unidades SIASS.

Regras de perícia não mudam, mas a nova forma de entrega digital do atestado médico ou odontológico irá economizar tempo e diminuir a necessidade de deslocamento de pessoas. A Unidade SIASS/UFAM, participará do Projeto Piloto. Fique atento! Leia calmamente, clic no link: SEI_UFAM - 0422237 - Ofício_01_2021.pdf

Segundo o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, "Automatizar o registro do atestado dará celeridade na entrega, pois eliminará o deslocamento do servidor em horário de trabalho ou de convalescença, também permitindo otimizar a força de trabalho nos órgãos e com isso gerar uma economia indireta à União de aproximadamente 27 milhões por ano."

O servidor também poderá consultar todos os atestados enviados a partir desse aplicativo, bem como a evolução da situação até os registros nos Sistemas SIAPE e SIAPE SAUDE.

Com essa nova funcionalidade no Sigepe Mobile, o Ministério da Economia busca facilitar a interação e a troca de informações entre os servidores e os órgãos da administração pública.

Como funciona o Atestado Web

Para utilizar a ferramenta de forma segura, o aplicativo Sigepe Mobile deverá ser instalado ou atualizado.


Ao entrar no menu, deve-se clicar em "Minha Saúde" >> "Atestado". De posse da foto do atestado de saúde, o servidor deverá preencher alguns dados, anexar a foto e fazer o envio do documento. A partir daí, o atestado será analisado e o servidor poderá acompanhar a análise pelo próprio aplicativo.

Para saber mais acesse agora mesmo o link: Atestado WEB.3.pdf

Economia

Com a implantação da nova tecnologia, a estimativa é de uma economia de R$ 27 milhões, considerando despesas de 2019. A previsão levou em consideração o valor médio do tempo que o servidor leva para se deslocar até uma unidade de saúde e apresentar o atestado médico dentro do seu horário de trabalho, que gira em torno de 1,5 hora e também o valor médio do tempo que o agente público leva para receber, digitalizar e cadastrar um atestado no sistema SIAPE.

Balanço de 2019

- 361.565 afastamentos para tratamento da própria saúde;

- 135.996 agentes públicos afastados para tratamento da própria saúde;

- 2,7 afastamentos por servidor afastado em média;

- 9,69 dias em média por afastamento.

Fonte: Ministério da Economia

 

Aproveite confira aqui o vídeo de como utilizar o atestado web: https://www.youtube.com/watch?v=H8oD7jRTaPI

 

Fim do conteúdo da página